Clínica de Recuperação Restituindo Vidas

Qual tempo leva para um alcoólatra se recuperar?

Qual tempo leva para um alcoólatra se recuperar?

De fato, um grande número de pessoas quando se vê com um alcoólatra na família, deseja saber mais sobre quanto tempo leva para um alcoólatra se recuperar. Em partes isso acontece porque as pessoas estão cansadas de lutar contra o vicio da pessoa, no entanto, não é tão simples quanto parece.

É importante destacar que o tempo deve variar de pessoa para pessoa, sendo que uma atitude positiva do dependente acaba ajudando em sua recuperação, contudo, algumas pessoas preferem não aceitar ajuda e muitas vezes o processo demora ainda mais.

Passos comuns para o tratamento do alcoólatra

Certamente o tratamento do dependente alcoólatra acaba sendo composto por várias etapas, lembrando que tudo pode variar de acordo com a abordagem, além de que o mesmo pode ter durações distintas dependendo ainda da pessoa. Entre as etapas estão as seguintes:

1.1 Etapa da Desintoxicação

Sabidamente essa é a fase em que os médicos acabam focando principalmente na redução de todos os danos causados devido ao alcoolismo, sendo que entre os efeitos podemos incluir: efeitos mentais, físicos e emocionais.

Sendo assim, o dependente deverá passar então pela fase de abstinência, sem consumir essa substância química, além do mais, nesta etapa médicos e psiquiatras começam a focar no atendimento com medicamentos e sessões de atendimentos psicológicos constantes.

1.2 Terapia ocupacional e psicoterapia

Se o tratamento for realizado em uma clínica de reabilitação, certamente então esse é o momento de priorizar a saúde mental e até mesmo do emocional. Sendo assim, como todo individuo realmente é único, então esse processo acaba sendo feito de acordo com cada pessoa e seu perfil.

Além disso, determinadas clínicas acabam oferecendo uma modalidade de terapia em grupo, o que ajuda e muito as pessoas que desejam falar mais sobre seus problemas com o álcool para que consigam se ajudar ao final.

Certamente a terapia ocupacional acaba sendo aquele momento em que o alcoólatra realmente possui a oportunidade de se dedicar, a energia e até mesmo às atividades benéficas de diversas maneiras.

Claramente nesse processo, realmente são exercitadas diversas habilidades cognitivas e até mesmo sociais, além é claro da abordagem de questões emocionais. Todavia, é importante relembrar que para que esse seja um tratamento de alcoolismo ainda mais completo, o mesmo simplesmente deve fornecer apoio e cuidados com nossa saúde física, emocional e mental.

O alcoólatra necessita de acompanhamento com profissionais, psicólogos e médicos, sendo que isso deve ocorrer por toda a internação ou ainda durante o tratamento, inclusive nas recaídas (pois elas ocorrerão).

Onde e quando internar o dependente alcoólico?

Certamente vale a pena ressaltar que a internação realmente é essencial, justamente para o tratamento da dependência do álcool ainda mais se a pessoa já se encontra em um estado mais complicado.

Logo isso acaba sendo uma questão que merece não somente o máximo de atenção como cuidado com a pessoa que está doente, e procurar uma boa clínica precisa ser o primeiro passo de todos os familiares que desejam resgatar seu familiar.

Sendo assim, avalie os locais, procure uma ajuda especializada e verifique as condições dos locais pesquisados, somente assim, será possível encontrar um bom centro especializado para recuperação do dependente que está doente.

Clínica Restituindo Vidas, conta com unidades em quase todos estados do Brasil, atendendo o púbico masculino e feminino. Se você precisa de ajuda não deixe de conhecer nossa metodologia de internação e tipos de tratamento.

Fechar Menu