Tratamento para Alcoolismo

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Tratamento de alcoolismo

Certamente o tratamento de alcoolismo pode e deve ser feito em uma unidade de tratamento capaz de internar pacientes com vicio em álcool, sendo que essa é uma doença crônica que possui causas variadas, entre as mesmas: fatores genéticos, psicológicos ou questões ambientais.

Claramente o alcoolismo tem um impacto enorme e negativo na vida da pessoa que está sendo afetada, sendo que inclusive é capaz de leva-la à morte. Geralmente o alcoólatra acaba buscando alivio para seu sofrimento emocional ou ainda para disfarçar dores físicas que também são causadas pela própria doença.

Está Precisando de ajuda?

Fale Agora Conosco

RECUPERE SEU FAMILIAR

Como funciona o Tratamento

Saiba que o tratamento de alcoolismo realmente é composto por diversas etapas, sendo que as mesmas acabam variando de acordo com a abordagem, sendo que as durações também são distintas.

Desintoxicação

Saiba que é nessa fase que você deve focar na redução dos danos causados pelo alcoolismo, sendo que isso realmente inclui os efeitos físicos e também mentais, além dos emocionais é claro! Logo a pessoa precisa passar pela abstinência, ou seja, necessita ficar sem o consumo dessa substância química.
Saiba ainda que nessa etapa do tratamento do alcoolismo, alguns métodos são utilizados com medicamentos e atendimentos psicológicos constantes, servem para ajudar ao dependente a finalmente se recuperar.

Psicoterapia e terapia ocupacional

Realmente precisamos destacar que nessa etapa é o momento de cuidar da saúde mental e emocional, sendo que todo individuo é único, e esse processo acaba sendo especifico para cada pessoa.

Além do mais, determinadas clinicas de recuperação acabam ofertando a modalidade de terapia em grupo. É importante que a família saiba também que a terapia ocupacional realmente é o momento em que a pessoa acaba tendo a oportunidade de se dedicar verdadeiramente a sua energia às atividades benéficas de várias maneiras.

Além do mais, nesse momento do processo, realmente são exercitadas diversas habilidades cognitivas e sociais, além de é claro abordarem por completo as questões emocionais. De fato, é válido destacar que para que o tratamento realmente seja completo, o mesmo deve fornecer ainda apoio e cuidados com a própria saúde física, emocional e mental.

Logo o acompanhamento com os profissionais como médicos e psicólogos realmente deve e precisa ocorrer ao longo da internação desse paciente, até mesmo nas recaídas que caso o mesmo venha a ter.

Nisso tudo referente aos tratamentos, precisamos ressaltar ainda que a internação de fato é essencial, para que o tratamento dessa dependência do álcool realmente seja eficaz por completo.

Sabidamente a internação na clínica de alcoolismo acaba sendo apenas uma parte do processo, sendo que esse tratamento deve ser constante, e a pessoa deve permanecer com acompanhamento tanto para si quanto para a família mesmo após a saída da clínica.

Buscando ajuda

Se a pessoa deseja ir em busca de ajuda, realmente as clínicas e centros podem ajudar no combate a essa doença, sendo assim, aos familiares que estão vendo os sinais do alcoolismo em seus entes queridos, muitas vezes é o momento de abordar e tentar entender se a pessoa buscará ajuda, caso não seja possível a internação pode ser solicitada sem a autorização do paciente.

Esse claro é o último passo, sendo que o ideal é que a pessoa reconheça que precisa de ajuda, para achar uma boa clínica e conseguir se livrar da dependência alcoólica!

Desintoxicação

Psicoterapia e terapia ocupacional